Olá amigos do Nosso Clube do Livro!
Seguem abaixo informações sobre concursos literários mais reentes!
Boa sorte a todos!
VI Prêmio COSERN - Literatura de Cordel
Prazo de inscrição: 07 de Junho de 2011
Informações:
a) Concurso de Literatura de Cordel
b) Categorias: Livre / Ensino Médio / Ensino Fundamental
c) Tema: "O que é ser cidadão"
d) Apenas para autores do Rio Grande do Norte
Premiação:
I) Em cada categoria: 1º - R$1.000,00 / 2º - R$300,00 / 3º - R$200,00
II) Publicação em Antologia
III) Troféus
Organização:
COSERN - Grupo Neoenergia
(84) 3211-5304
XXXV Concurso Literário Felippe D’Oliveira
Prazo de inscrição: 08 de Junho de 2012
Informações:
a) Concurso de Contos, Crônicas e Poesias
Premiação:
I) Em cada categoria: 1º - R$ 3.000,00 / 1º autor local: R$2.000,00
Organização:
Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide
Av. Presidente Vargas,1300 - Santa Maria- RS
Telefone: (55) - 32181396
E-mail: bpmhbsm@yahoo.com.br
Regulamento:
1 - Participação:
1.1 – O XXXV Concurso Literário Felippe D’Oliveira, que visa homenagear a memória do poeta santamariense que lhe empresta o nome, bem como estimular novas produções literárias nas modalidades Conto, Crônica e Poesia, é dirigido a candidatos de nacionalidade brasileira, residentes no país ou no exterior.
1.2 - Objetivando dar oportunidade a novos valores, os candidatos classificados em primeiro lugar em cada modalidade do concurso ficam impedidos de concorrer nessa mesma modalidade pelo período de três (3) anos, a contar da data de premiação.
1.3 - Os candidatos poderão concorrer nas três (03) modalidades literárias – Conto, Crônica e Poesia, obedecendo a um limite de até três (03) trabalhos por modalidade.
2 - Inscrição:
2.1 - As inscrições estarão abertas durante o período de 7 de maio a 8 e Junho de 2012, das 8h às l8h, na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide – Av. Presidente Vargas,1300 - Santa Maria- RS, Brasil, CEP 97030 -510 bpmhbsm@yahoo.com.br – Fone: (55) - 32181396
2.2 - Para as inscrições feitas pelo correio, terá validade a data de expedição, comprovada através de carimbo postal.
2.3 – A inscrição de cada trabalho deverá ser efetuada separadamente através de ficha própria (em anexo), a qual poderá ser foto copiada ou obtida através do site:
http://www.santamaria.rs.gov.br/docs/2012_concurso_literario_ficha.pdf
(neste caso deverá ser impressa em modelo paisagem)
O preenchimento da ficha deve ser completo e vir digitalizada ou em letra de forma. 2.4 – No caso de concorrer em mais de uma modalidade, o candidato deverá realizar a inscrição em cada modalidade separadamente.
2.5 – Os trabalhos deverão ser encaminhados num CD-R (700 MB) em cuja etiqueta constarão o título do texto, o nome do autor e a modalidade literária.
2.6 – O CD também deverá ser acompanhado por três (03) vias do texto, impressas em papel A4, à partir de um documento no formato .doc, ou compatível com MS Word, em tamanho 12, na fonte Times New Roman, espaço 1,5. No caso da modalidade Crônica, o texto deverá obedecer a uma extensão máxima de (03) laudas. Na modalidade Conto o texto deverá obedecer a uma extensão máxima de (10) laudas.Nesses documentos,NÃO deverá constar o nome do autor, os pseudônimos são obrigatórios e deverão ser colocados logo abaixo do título do texto e alinhados à direita.
2.7 – Neste CD deverá constar um arquivo em separado, em formato, doc ou compatível com MS word contendo as seguintes informações: Nome do Autor, Cidade, e modalidade.
2.8 – A ficha de inscrição e o CD deverão ser colocados num envelope pequeno, identificado externamente pela ficha nº 2 (em anexo). Esse envelope e as três vias impressas deverão ser depositados num outro, tamanho ofício, no qual será afixada externamente a ficha nº 1 (em anexo), devidamente preenchida.
3 - Seleção:
3.1 - A seleção e premiação dos trabalhos será realizada por uma Comissão Julgadora composta de três (3) membros para cada modalidade, residentes ou não em Santa Maria e indicados pela Secretaria de Município da cultura, ouvidas as instituições e entidades ligadas à área de Letras.
3.2 - A identificação dos concorrentes será feita após a decisão da Comissão Julgadora, quando os envelopes fechados que acompanham os trabalhos serão abertos.
3.3 – O não cumprimento, ou violação de qualquer uma das regras deste regulamento resultarão na desclassificação dos trabalhos.
4 - Premiação:
4.1 – O primeiro colocado em cada modalidade receberá um prêmio no valor de R$ 3.000,00 ( Três mil reais) e certificado.
4.2 – Aos candidatos que obtiverem 2º e 3º lugares em cada modalidade serão conferidos certificados.
4.3 – Será concedido um prêmio de incentivo local em cada modalidade, dirigido exclusivamente a candidatos naturais de Santa Maria ou residentes na cidade há mais de dois (02) anos. Essa premiação somente se dará mediante a apresentação de comprovante de residência ou documentação afim.
4.4 - O valor do prêmio de incentivo será de R$ 2.000,00 (Dois mil reais) em cada modalidade.
4.5 - Caso a seleção do vencedor em âmbito local recaia sobre o 1º colocado em âmbito nacional, este não terá direito ao Prêmio-Incentivo.
4.6 - A critério da Comissão Julgadora, poderão ser atribuídas até três (3) Menções Honrosas em cada modalidade.
5 - Publicação:
5.1 - Os três (3) primeiros trabalhos classificados em cada modalidade serão publicados, em forma e data a serem posteriormente anunciadas.
5.2 - Os trabalhos distinguidos com Menção Honrosa poderão também ser publicados, para o que os selecionados cederão os direitos autorais.
5.3 - A entrega dos prêmios será feita em agosto, em Sessão Solene do Mês da Cultura de Santa Maria e durante a semana do aniversário do poeta Felippe D'Oliveira.
6 - Disposições Gerais:
6.1 - No ato das inscrições, o participante aceitará, implicitamente, todas as disposições deste regulamento.
6.2 - As decisões de seleção e premiação das comissões de cada categoria terão caráter irrecorrível.
6.3 - Os trabalhos inscritos e não selecionados deverão ser retirados num prazo de 20 (vinte) dias seguintes à premiação, na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide. Após essa data, serão encaminhados para as cooperativas de materiais recicláveis.
6.4 - Os casos omissos serão decididos soberanamente pela instituição promotora.
7 – Cronograma:
7.1 – Inscrições e Envio de trabalhos: 7 de maio a 8 de junho de 2012
7.2 – Seleção e classificação: 20 de junho a 18 de julho de 2012.
7.3 – Divulgação do resultado: 20 de julho de 2012.
7.4 – Premiação: 28 de agosto de 2012 na Câmara de Vereadores
OBS: Com exceção da data das inscrições, as restantes estão sujeitas à mudanças, conforme o número de inscritos e as necessidades de edição e planejamento do livro.
Concurso Internacional de Microcontos 'Conto Minguante'- Quaderni Ibero Americani
Prazo de inscrição: 15 de Junho de 2012
Informações:
a) Concurso de microcontos (entre 5 e 40 linhas)
b) Voltado aos jovens entre 10 e 33 anos
c) Tema relacionado a cultura e a viagem
d) Até 3 microcontos por participante
Premiação:
I) 1º lugar: 300 euros; 2º lugar: 200 euros; e 3º lugar: 100 euros
II) Publicação dos melhores textos na revista Quaderni Ibero Americani
Organização:
Revista Quaderni Ibero Americani
E-mail: qia@libero.it / microcontosqiapor@gmail.com
Regulamento:
1. PRÊMIOS:
Primeiro prêmio - 300 euros
Segundo prêmio - 200 euros
Terceiro prêmio - 100 euros
Os melhores textos serão publicados na revista Quaderni Ibero Americani
(email: qia@libero.it)
Todos os microcontos serão publicados no blog do concurso: http://microcontosqiapor.blogspot.com/
2. PARTICIPANTES:
Por ser um concurso internacional, poderão participar todos os jovens (entre 10 e 33 anos) de qualquer nacionalidade, desde que escrevam em português (como língua materna ou estrangeira).
3. CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS:
O tema abordado poderá ter qualquer aspecto relacionado à Cultura e à Viagem.
Para maiores informações, entrar em contato pelo e-mail: microcontosqiapor@gmail.com.
A narrativa inscrita deverá ser original e inédita e não poderá ter sido premiada em nenhum outro concurso.
Os textos devem ser enviados em arquivos, nos formatos pdf ou doc.
Os textos não poderão ter mais de 40 ou menos de 5 linhas.
Cada participante do concurso poderá enviar, no máximo, três textos.
4. PRAZO E MODO DE ENTREGA:
Os textos devem ser enviados para o e-mail da direção: microcontosqiapor@gmail.com.
Devem ser entregues dois anexos: o primeiro conterá o microconto, com um título e um pseudônimo; o segundo, os dados pessoais do autor (nome e sobrenome, endereço, data de nascimento, nacionalidade, e-mail e telefone para contato), incluindo também o título da obra enviada.
Caso o candidato queira enviar mais de um microconto, deverá fazê-lo em e-mails separados, lembrando que poderão ser enviados até três microcontos(divididos em três e-mails, com dois anexos cada).
A data final para a entrega dos microcontos é 15 de junho de 2012, até a meia-noite.
5. RESULTADO DO CONCURSO:
O resultado do concurso será divulgado no dia 30 de julho de 2012.
Gostei muito do blog , até mesmo porque também escrevo, acho ótimo ter um blog aberto totalmente à arte literária assim, estou linkando esse blog no meu, abraço.
ResponderExcluirhttp://www.pequenosdeleites.com.br