domingo, 15 de abril de 2012

Indicação da Semana #12


As indicações desta semana fazem parte do especial Semana da Literatura Infantil, que o Nosso Clube do Livro preparou para vocês. Temos 4 obras: as duas primeiras, abordam referenciais teóricos da literatura para crianças, os 2 últimos são livros escritos por famosos destinados ao público infantil.

Livro: Como e por que ler literatura infantil brasileira
Autor: Regina Zilberman
Editora: Objetiva

Sinopse: Escrever para crianças sempre foi um desafio - para quem escreve, ilustra e também para quem apresenta o livro a este público tão especial. Como conquistá-lo? Que armas são necessárias para fazer, do primeiro livro, algo inesquecível? E como este desafio foi vencido no Brasil? Apesar de ter pouco mais de cem anos, a literatura infantil brasileira rapidamente conquistou leitores, emocionou gerações e criou um espaço nobre nas prateleiras dos leitores jovens. Quando uma criança lê nomes como Monteiro Lobato - o grande marco - Henriqueta Lisboa, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Sylvia Orthoff, Lygia Bojunga ou João Carlos Marinho, entre tantos outros, ela sabe que um pacto foi selado. Um pacto lúdico, onde a diversão leva ao conhecimento. 'Como e por que a Literatura infantil brasileira', da professora Regina Zilberman, é uma deliciosa reflexão sobre as matizes deste pacto. Não importa se é poesia, teatro, fábula, conto, história oral ou novela juvenil. Regina nos apresenta um quadro rico e multifacetado deste gênero literário - seja através da análise das obras, seja através do papel social que elas tiveram.

Livro:  Ziraldo na sala de aula
Autor: Cristina Silveira
Editora: Melhoramentos

Sinopse: A obra se Ziraldo é sugerida neste livro como material de leitura que pode propiciar ao leitor, mirim ou não, o caminho mágico da formação literária. Algumas atividades abordam os textos de maneira mais simples, com a intenção de destacar aspectos gramaticais, por exemplo,que não devem ser  o objetivo primeiro da leitura, nem por isso devem ser desprezados na sala de aula, principalmente nas séries iniciais. Cabe ao professor, conforme seus objetivos e suas condições de trabalho, adaptar o que lhe convier. As possibilidades são inúmeras.

Livro: Pedro e o Lobo
Autor: Sergei Prokofiev
Ilustrações: Bono Vox, Eve e Jordan Hewson
Editora: Conrad

Clique aqui para ler o primeiro capítulo.

Sinopse: As ilustrações feitas por Bono foram baseadas na ópera do compositor russo Sergei Prokofiev. O vocalista do U2 participou do projeto que irá arrecadar fundos para o "Irish Hospice Foundation", uma instituição sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento do tratamento de pacientes terminais. Para fazer os desenhos, Bono contou com ajuda de suas filhas, Eve e Jordan. O livro conta a história de Pedro, um garoto que mora com o avô em uma casa que possui um lago no jardim, ao lado de uma floresta, onde vivem animais como o pato, o lobo, o passarinho e a gata.

Livro: As rosas inglesas
Autor: Madonna
Editora: Rocco

Sinopse: As Rosas Inglesas é uma história de rivalidade e amizade entre garotas de idade escolar na Londres contemporânea. A história acompanha quatro garotas - Nicole, Amy, Charlotte e Grace - que têm onze anos e são grandes amigas, inseparáveis. "Elas são praticamente grudadas na cintura uma da outra", escreve Madonna nesta obra, e todas "tinham um pouco de inveja de uma outra garota do bairro" - uma linda menina chamada Binah, cuja vida aparentemente perfeita as deixa "verdes de inveja". Entretanto, quando uma espevitada fada-madrinha apreciadora de pão de centeio as leva numa viagem mágica, elas aprendem uma lição surpreendente sobre as diferenças entre aparência e verdade. Madonna usou de sua própria vivência para escrever este livro: "Quando criança, eu senti inveja de outras garotas por várias razões. Tinha inveja por elas terem suas mães, por elas serem mais bonitas ou mais ricas", diz ela. "Só quando você cresce é que percebe quanto tempo perdeu com esses sentimentos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...