terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Os Melhores de 2011

2012 começou com um gosto de retrospectiva. Vários sites da imprensa especializada divulgaram suas listas de melhores livros do ano; e nós, do Nosso Clube do Livro, não poderíamos deixar de falar delas para vocês. 

Começando pelas listas internacionais, temos o jornal argentino La Nación que destaca as obras de dois brasileiros: Leite Derramado, de Chico Buarque – descrito como o “escritor refinado” –, e Nove Noites, de Bernardo Carvalho. Já a lista do espanhol El País evidencia Los enamoramientos, de Javier Marías, que será lançado aqui no Brasil pela Companhia das Letras ainda neste ano. 

O jornal espanhol tem um destaque em comum com a lista publicada pela revista brasileira Veja: Liberdade, de Jonathan Franzen. A listagem da Veja também traz títulos como: Habitante irreal, de Paulo Scott, Diário da queda, de Michel Laub e Como funciona a ficção, de James Wood. Diário da queda, de Laub, também aparece na lista feita pelo jornal O Globo, acompanhado por obras como: Mano, a noite está velha, de Wilson Bueno, Literatura e Afrodescendência no Brasil, antologia organizada por Eduardo de Assis Duarte, Poemas, da polonesa Wislawa Szymborska – entre outros. 

Por fim, mas não menos importante, temos as obras destacada pelo jornal O Estado de São Paulo - seleção Estadinho, todas de Literatura Infantil. A lista passa por desde as histórias clássicas, como O Chapeuzinho Vermelho, de Mariana Massarani e O Mágico de Oz, de Frank Baum, a livros de autores consagrados como O Prato Azul-Pombinho, de Cora Coralina e Poemas Para Brincar, de José Paulo Paes. 

Gostou das dicas?! 
Então, boa leitura! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...