sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Costa Book Awards é das mulheres


O Costa Book Awards é um prêmio conceituado promovido no Reino Unido, que reconhece o trabalho de autores em forma de cinco categorias: Primeiro Romance (romance de estreia), Romance, Biografia, Poesia e Livro Infantil. O vencedor de cada categoria recebe 5 mil euros, e um dos cinco livros é escolhido como o Livro do Ano Costa Book, recebendo 30 mil euros.

O que chamou a atenção na edição da premiação neste ano deve-se ao fato de todas as categorias terem mulheres como vencedoras! Cada vez mais, as autoras ganham terreno na literatura. O anúncio oficial foi feito por uma estação de rádio inglesa e pode ser lido aqui.

Na categoria Primeiro Romance, a vencedora foi Francesca Segal, com o livro The Innocents. Já o melhor Romance foi Bring up the Bodies, de Hilary Mantel (este livro também rendeu a sua autora a condecoração de melhor autora nos prêmios Man Booker e o National Book Award). A melhor Biografia foi escrita por Mary Talbot, em coautoria com o seu marido, Bryan Talbot, e se chama Dotter of her Father's Eyes. Ela retrata a vida de Lucia, filha do autor James Joyce. A categoria Poesia ficou com o livro Kathleen Jamie e seu The Overhaul e, por fim, mas não menos importante, na categoria Livro Infantil, a vencedora foi Sally Gardner, com Maggot Moon.

O Livro do Ano Costa Book será revelado no dia 29, em Londres, quando haverá a entrega dos prêmios já anunciados. 

Para visitar o site oficial da premiação, clique aqui.

Um comentário:

  1. Bem que poderia ter esse prêmio aqui no Brasil tbm.
    Seeria um incentivo a mais para quem ama escrever.
    Bjos...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...