terça-feira, 4 de dezembro de 2012

[Resenha] A Sabedoria do Condado, de Noble Smith

Existem livros que são muito despretensiosos, eles aparecem em nossas vidas sem mais nem menos, nos fazem devorar suas páginas em poucos dias e ainda tem a audácia de te deixar com gostinho maravilhoso de “quero mais”. Quem nunca leu um livro assim? Quem nunca ficou realmente surpreso com uma obra que apareceu por acaso em sua vida? Foi exatamente dessa forma que fiquei com a leitura de A Sabedoria do Condado, de Noble Smith. Um livro que surgiu sem pedir licença e que marcou como um dos melhores livros de “autoajuda” que já li esse ano. 

Ao contrário do que muita gente pode pensar A Sabedoria do Condado não é um livro de ficção, é um livro de autoajuda para fãs, e não fãs também, das amadas criaturas criadas por Tolkien, os hobbits! A obra é uma análise profunda sobre o estilo de vida dos seres mágicos e de como esse mesmo estilo pode influenciar nas nossas vidas, e as influências não são poucas. 

Valores como amizade, amor ao próximo, confiança em si mesmo e no próximo são bem colocados pelo autor, que utiliza de uma forma simples e direta para atingir o leitor em cheio. Por meio de exemplos de sua própria vida, Noble prova que a sabedoria dos hobbits pode muito bem ser transferida para o mundo real. 

Nós temos muito que aprender com os hobbits, esse povo pequeno e de pé peludo tem hábitos e costumes que, se aplicarmos em nossas vidas, serão realmente válidos. É interessante que depois que fazemos uma releitura dos livros de Tolkien, aprendemos ainda mais sobre eles! Confesso que após A Sabedoria do Condado, deu uma vontade enorme de reler O Hobbit e de, finalmente, começar a saga O Senhor dos Anéis.  

Noble Smith consegue passar para o leitor detalhes muito legais, que podem – e devem! – ser colocados em prática. Ele o faz por meio de simples exemplos contidos no estilo de vida dos pequeninos. Desta forma o livro é capaz de levar o leitor a algumas reflexões que podem ser diárias sobre diferentes aspectos de nossas vidas. 

Uma coisa que é inegável no livro é o vasto conhecimento do autor a cerca tanto da obra de Tolkien como de diversos fatores históricos e culturais mundiais. Esta é a prova de que ele trabalhou bastante para presentear seus leitores com todas as palavras que compõe o livro. 

A Sabedoria do Condado é surpreendentemente belo, desde a sua capa até a diagramação, e a Novo Conceito está de parabéns quanto a isso, não vi quase nenhum erro de revisão, o que faz do livro mais gostoso ainda. 

Acredito que todos os fãs das obras de Tolkien devem ler esse livro e tê-lo, até mesmo, como um guia de leitura, para estudar um pouco mais sobre o mundo que J. R. R. Tolkien criou.
A Sabedoria do Condado diz: “Há muito de hobbit em cada um de nós”.

Sobre a Autora:
Ana CarolineAna Caroline é estudante de Letras Português Francês na Universidade Federal de Sergipe. Adora ler, é apaixonada por séries da Literatura de Fantasia e espera desenvolver um trabalho de pesquisa sobre esse tema na faculdade. Trabalha em uma livraria, onde o contato diário com os livros levou a desejar criar esse blog. Escreve no Loucuras de Caroline.

9 comentários:

  1. Wow! Thanks for this amazing review, Ana Caroline! And I'm so glad my book made you want to read The Lord of the Rings! This made my day! Muito obrigado do condado. : )

    Noble

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Noble!

      I'm really happy for your sweet commenty. Your book is so "preciousss" for all Tolkien's fans! I'm talking about with all my friends and they are in love with this.

      Thank you for share this with us!!

      Ana Caroline!

      Excluir
  2. Heeeeeeeeeeeeeeeey....

    Finalmente alguem conseguiu fazer você querer LoTR e O Hobbit... amo demais essa série... ahhh você sabe disso rsrsrsrsr

    Achei interessante esse livro, irei a "caça" desse livro quando entrar em uma livraria.

    Agora vá comprar seu exemplar de O Senhor dos Anéis e O Hobbit JÁ u.u

    Bjjjsss

    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila!

      A questão com Senhor dos Aneis é antiga, acho que bem mais antiga que a Terra Média (exagero), mas desde quando li O Hobbit, que estou com uma vontade eorme de lê-lo. Vamos acompanhar né?

      Beijos!

      Excluir
  3. Fiquei curiosa com a leitura agora...\o/....e se gostou assim, é provável que eu também depois queira ler O Hobbit e Senhor dos Anéis....\o/...adorei a resenha...beijokas elis

    Me visita: http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisandra,

      A narrativa é deliciosa, Noble tem um talento nato para isso! Nada forçado sabe? Uma gostosura mesmo, vale a pena ser lido!

      Obrigada pela visita,

      Ana Caroline
      Equipe Nosso Clube do Livro

      Excluir
  4. Ansiosa por ler A Sabedoria do Condado!!!!Muito boa resenha! Quando li o post da Novo Conceito sobra 13 lições de vida dos hobbits já fiquei maravilhada pela obra em si,
    Beijos
    Irene
    Saleta de leitura
    @saleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene,

      Que bom que você gostou da resenha, obrigada! Então, falou dos Hobbits eu tõ dentro. Noble não deixa a nada a desejar no livro!

      Beijos,

      Ana Caroline
      Equipe Nosso Clube do Livro

      Excluir
  5. Que legal o comentário do autor ali no início, né?

    Já tinha ficado curioso quando foi anunciado o lançamento desse livro, agora estou ainda mais ansioso para lê-lo (e ansioso pro lançamento do filme do Hobbit).


    Abraços,

    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...