Sabemos que muitos leitores desejam
se tornar escritores profissionais, por isso, de tempos em tempos, divulgaremos
editais dos concursos literários que estão acontecendo por aí. Esta é uma boa
forma de conseguir uma publicação/remuneração por meio da escrita.
Abaixo, temos quatro dicas para você participarem!
Organizem-se e... Boa
Sorte! ;)
8º Concurso Expresso das Letras
Prazo para inscrição: 26 de Janeiro de 2012
Informações:
a) Concurso de Poesias
b) Inscrições por E-mail
c) Tema: Amor
d) Publicação em meio
eletrônico das 14 melhores poesias
Organização:
Academia de Letras e Artes de
Porto Alegre / Editora Revolução Cultural
Benedito Saldanha
expressoletras@yahoo.com.br /
(51) 9336-6540
Regulamento:
Estão abertas a partir de
26/12/2011 as inscrições para a 8ªº edição do Concurso de Poesias Expresso das
Letras. Enviar poesias para o e-mail expressoletras@yahoo.com.br, indicando no
campo assunto a frase “Concurso poético”.
Finalidade da ação:
Tendo como objetivo incentivar
a produção literária em Porto Alegre e no interior do estado, a Editora
Revolução Cultural em Parceria com a Academia de Letras e Artes de Porto Alegre
está promovendo a 8ª edição do Concurso literário Expresso das Letras. O
concurso é aberto a todos os interessados, independente da idade e do local
onde residem, sendo os trabalhos inéditos, somente na categoria poesia.
Inscrições
Será do período de 26/12/11 a
26/01/12, devendo os textos serem enviados somente via e-mail com nome completo
do autor, idade, pseudônimo, fone de contato, cidade onde reside, e-mail e
currículo (máximo 5 linhas). Só há uma modalidade de inscrição: poesia. Os
textos deverão estar dentro do tema Amor. O objetivo do concurso é que todas as
pessoas tenham acesso à inscrição, atingindo nosso objetivo de inclusão
cultural abrangente e irrestrita.
Taxa de inscrição
Será gratuita. Só uma poesia
por concorrente e inédita. Quem quiser inscrever três poesias deverá doar 1
livro para a biblioteca comunitária que inauguraremos em 2012.
Premiação
Premiação: troféus para os
vencedores (1º, 2º e 3º lugar) e medalhas para menções honrosas (30). O maior
concurso de todas edições. As 14 poesias melhores colocadas serão gravadas em
CD organizado pela ALAPOA. Nosso objetivo é divulgar a cultura literária e
incentivar o nascimento de novos talentos das letras gaúchas. Os vencedores
serão conhecidos no final de janeiro de 2012. Os prêmios serão entregues em
cerimônia com sarau poético na cidade de Porto Alegre.
I Edital Literário Joaquim Amorás
Castro - Castanhal/PA
Prazo para inscrição: 10 de fevereiro de 2012
Fonte:
Informações:
a) Edital para a edição de 6
obras literárias
b) Exclusivo para autores
domiciliados no estado do Pará
Premiação:
I) R$ 5 mil por obra
selecionada, que deverão cobrir os custos de publicação.
Organização:
Prefeitura de Castanhal /
Fundação Cultural de Castanhal
Av. Barão do Rio Branco, 2232
- Centro - CEP: 68743-050
Fone: (91) 3721-1445 / (91)
3721-1634 / (91) 3721-1990 (tel/fax)
funcast@castanhal.pa.gov.br
Regulamento:
A PREFEITURA DE CASTANHAL,
inscrita no CPNJ Nº 05.121.991/001-84 e estabelecida na Avenida Barão do Rio
Branco nª 2232; por meio da FUNDAÇÃO CULTURAL DE CASTANHAL – FUNCAST, Lei
8.666/93, torna público que se encontram abertas as inscrições do Concurso para
seleção e concessão do I EDITAL LITERÁRIO JOAQUIM AMORÁS CASTRO, incentivo
cultural, no âmbito literário do Estado do Pará e que se regerá pelos termos
deste Edital, e demais legislação aplicável.
1. DO OBJETO
1.1 - O I EDITAL LITERÁRIO
JOAQUIM AMORÁS CASTRO – 2011 consiste na publicação, após processo seletivo
público, de obra inédita em cada um dos seguintes gêneros literários: romance,
poesia, conto, literatura infanto- juvenil e ensaio, de autores residentes e
domiciliados no Estado do Pará, no mínimo, pelos 2 (dois) anos anteriores a
abertura deste concurso;
1.2 - A obra literária deverá
ser, obrigatoriamente, inédita.
1.2.1 - Entende-se por inédita
a obra não-editada e não publicada, parcialmente ou em sua totalidade, em
antologias, suplementos literários, jornais, revistas, internet ou qualquer
outro meio de comunicação;
1.3 - A PREFEITURA DE
CASTANHAL, por meio da FUNCAST, financiará as obras vencedoras neste Edital, no
que concerne ao projeto gráfico, ilustração, impressão, acabamento, divulgação
e coquetel de lançamento, estando os valores desta logística incluídos no
montante do prêmio;
1.4 - A tiragem inicial será de
500 (quinhentos) exemplares de cada obra, para cada categoria, cabendo aos
autores a cota de 60% da tiragem, de acordo com o orçamento;
1.5 - À FUNCAST caberá os
outros 40%, os quais se destinarão à divulgação, intercâmbio cultural do
projeto e doação para bibliotecas públicas;
1.6 - Os direitos autorais
serão cedidos à FUNCAST, por meio de autorização, para efeito do produto deste
prêmio;
1.7 - A reedição da obra pela
FUNCAST não necessitará de autorização dos autores; respeitando-se o percentual
de 50% da nova tiragem para o autor a titulo de remuneração do direito autoral.
2. DA PARTICIPAÇÃO
2.1 - O I Edital Literário
Joaquim Amorás Castro é aberto a paraenses, maiores de 18 anos, domiciliados no
estado há no mínimo 02 anos anteriores a abertura deste concurso;
2.2 - É vedada a participação
dos servidores da FUNCAST e membros da comissão julgadora, bem como de cônjuges
e parentes até o segundo grau dos acima mencionados;
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1 - As inscrições serão
gratuitas e estarão abertas no período de 05/12/11 a 10/02/12 contados a partir
da publicação deste edital, de segunda a sexta, exceto feriados e pontos
facultativos, no horário das 08h00 às 18h00, na FUNCAST;
3.2 - As inscrições devem
obedecer às condições exigidas aos participantes, diretrizes e formas de
apresentação dos trabalhos;
3.3 - A inscrição no edital se
dará mediante o encaminhamento das obras literárias, que se dará com o seguinte
protocolo para:
“I Edital Literário Joaquim
Amorás Castro - FUNCAST - Prefeitura Municipal de Castanhal – End.: Rua Senador
Lemos, 749, Castanhal-Pará.”
3.4 - O prazo de inscrição e
encaminhamento das obras literárias iniciam-se no dia 05/12/11 e encerram-se em
10/02/12;
3.5 - Não serão aceitas
inscrições de candidatos que protocolarem as obras literárias fora do prazo
estabelecido no item anterior, considerando para tanto a data protocolada junto
à FUNCAST;
3.6 - Cada participante só
poderá inscrever um único trabalho inédito, por categoria;
3.7 - Será admitida
participação em coautoria;
3.8 - A obra deverá ser
apresentada em 01 (uma) via original, em língua portuguesa, digitada em uma
face de papel tamanho A4, em fonte,Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento
de 1,5, perfeitamente legível, sem emendas, rasuras, ressalvas ou entrelinhas,
com todas as páginas numeradas, bem como apresentada em CD, e não deverá ser
identificada com o nome e pseudônimo do autor, apresentando esta, apenas, o
título da obra e o gênero.
3.9 - A identificação do autor
e pseudônimo, deverão constar apenas na cópia gravada em CD;
3.10 - O original e o CD
deverão ser entregues diretamente na FUNCAST em envelope lacrado, assim
identificado:
À FUNDAÇÃO CULTURAL DE
CASTANHAL
Avenida Senador Lemos, 749-
Centro
Castanhal – Pará – CEP______
I EDITAL LITERÁRIO JOAQUIM
AMORÁS CASTRO - 2011
TÍTULO DA OBRA
________________________________________
PSEUDÔNIMO DO AUTOR
________________________________________
3.10 - O presente Edital e o
modelo de Formulário de Inscrição (Anexo 1) ficarão à disposição dos
interessados no endereço e horários descritos no item 3.1, e pelo site
www.castanhal.pa.gov.br.
4. DA DOCUMENTAÇÂO
4.1 - No ato da inscrição, o
proponente deverá apresentar a obra literária conforme disposto no item 3.9
contendo as seguintes informações:
4.1.1 - Dados cadastrais:
a) Ficha de inscrição
devidamente preenchida.
b) Cópia do CPF, RG e do
comprovante de residência do proponente;
c) Release do proponente;
e) Orçamento discriminando
detalhadamente todos os itens de despesas necessárias à realização do projeto;
f) Uma declaração escrita e
assinada pelo proponente, assumindo o compromisso de realizar o projeto;
4.2 - Todo o material enviado
para inscrição não será devolvido, passando a fazer parte do acervo da FUNCAST.
5. DA SELEÇÃO
5.1 - É de inteira
responsabilidade da FUNCAST instituir a Comissão de Seleção dos projetos, que
por sua vez será composta por 05 (cinco) membros, sendo 04 (quatro) indicados
pela FUNCAST e 01 (um) da Academia de Letras de Castanhal (ACL). A mesma, além
de soberana, será responsável pela avaliação
dos projetos apresentados,
selecionando os que julgarem mais adequados às exigências do edital;
5.2 - As obras literárias
serão julgadas com base em critérios de exclusão e de seleção;
5.2.1 - Serão sumariamente
eliminadas as obras que não seguirem as especificações técnicas descritas nos
itens 3.8 e 3.9;
5.3 - Cada membro da Comissão
Avaliadora receberá 01(uma) via da obra, sem a identificação de seu autor,
conforme estabelecido no item 3.8 deste edital;
5.4 - A comissão Avaliadora é
soberana para decidir sobre quais obras serão contempladas, não cabendo
qualquer interferência sobre suas decisões por parte dos concorrentes;
5.5 - A Comissão Avaliadora
observará para seleção das propostas os seguintes critérios:
a) obras adequadas à linha
editorial em que se enquadra a proposta apresentada;
b) obras adequadas ao presente
Edital;
c) a compatibilidade e
qualidade da relação entre prazo, recursos e pessoas envolvidas no plano
(cronograma de trabalho);
d) contrapartida social;
f) adequação orçamentária ;
5.6 - Após o julgamento dos
projetos a FUNCAST deverá notificar os vencedores, que terão o prazo de 05
(cinco) dias úteis, contados após o recebimento da notificação, para se
manifestar, por escrito, se aceitam ou desistem da participação no edital, caso
contrário os mesmos serão tomados como desistentes;
5.7 - Em caso de desistência,
a Comissão de Seleção terá 05 (cinco) dias úteis para escolher novos
selecionados, sem prejuízos para os prazos determinados para a contratação dos
demais selecionados;
5.6 - A decisão da Comissão
julgadora será lavrada em ata, com menção expressa e pré-ordenada dos trabalhos
classificados e encaminhada para posterior homologação pelo Superintendente da
FUNCAST.
6. DA PREMIAÇÃO
6.1 - Serão selecionadas e
premiadas (06) seis obras.
6.2 - O valor do prêmio para
cada obra selecionada será de R$ 5.000,00 (Cinco mil reais);
6.3 - O recebimento do prêmio
estipulado no item 6.2 fica condicionado à assinatura do Contrato de cessão de
direitos autorais (ANEXO 03).
7. DA CONTRATAÇÃO E DA
LIBERAÇÃO DOS RECURSOS
7.1 - O proponente que tiver
seu projeto selecionado será notificado pela FUNCAST para que possa viabilizar
seu processo de contratação e consequente liberação dos recursos nos termos e
valores determinados por este edital;
8. DA EXECUÇÃO DO PROJETO E DA
PRESTAÇÃO DE CONTAS
8.1 - O lançamento da obra,
feito em meio a coquetel que acontecerá no hall da FUNCAST, com data a
combinar, será de total responsabilidade do proponente;
8.2 - O contratado deverá
apresentar à FUNCAST no prazo de 20 (vinte) dias a prestação de contas com os
respectivos recibos e notas;
8.3 - O não cumprimento do
projeto e do que consta nos itens 7.1 tornará inadimplente o proponente;
8.4 - O proponente
inadimplente será:
8.4.1 - Obrigado a devolver o
total da importância recebida do que consta neste Edital, acrescida da
respectiva atualização monetária;
8.5 - O contratado deverá
fazer constar em todo seu material de divulgação referente ao projeto aprovado,
o apoio institucional da Prefeitura de Castanhal / FUNCAST através dos
seguintes informações: Prefeitura de Castanhal (com logomarca) – Fundação
Cultural do Município de Castanhal (com logomarca) – Prêmio de Incentivo à
Cultura
9 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1 Após a divulgação do
resultado, os autores das obras vencedoras deverão apresentar: 9.1.1 - 01 (uma)
cópia da obra em suporte eletrônico exatamente como foi inscrita, não sendo
aceita nenhum alteração da versão original, após a inscrição;
9.1.2 - Termo de autorização
de cessão de direitos autorais;
9.2 - O projeto deve ser
realizado atendendo a todas as características definidas por ocasião da
inscrição;
9.3 - Os casos omissos e
controversos serão de inteira responsabilidade da FUNCAST, a quem cabe
julgá-los.
Anexos I e II:
Seleção para a Série de
Antologias "Acordes" - Volume 1: Paranoia
Prazo para inscrição: 20 de junho de 2012
Fonte:
http://editora.estronho.com.br/index.php/acordes-fantasticos-paranoia
Informações:
a) Concurso de contos
b) Tema restrito ao pedido na
sinopse
c) Serão selecionados até 12
autores
d) Inscrições pelo site
e) Publicação dos contos
selecionados - Serão entregues, a título de direito autoral, 2 exemplares por
autor a cada 800 exemplares impressos.
Organização:
Quaisquer dúvidas a respeito
do regulamento ou de outras questões ligadas a esta antologia, entrem em
contato pelo e-mail antologias@estronho.com.br
Regulamento:
Das Inscrições
a) Poderão se inscrever autores
de qualquer estado ou país, desde que os textos sejam enviados em língua
portuguesa.
b) Menores de idade podem se
inscrever, desde que enviados os documentos dos responsáveis (caso sejam
aprovadas).
c) As inscrições, assim como a
participação, em caso de aprovação dos textos, são gratuitas. Não haverá
também, a obrigatoriedade de aquisição de exemplares, nem mesmo por
consignação.
Das Regras para o Texto
a) Os textos deverão,
obrigatoriamente, seguir o tema proposto pela apresentação da antologia, que se
encontra no site da Editora Estronho.
b) Os textos deverão ter um
limite de 42.000 caracteres (contando espaços). Textos acima desse limite serão
eliminados automaticamente, sem aviso por parte do organizador.
c) Serão aceitos apenas textos
inéditos, ou seja, sem publicações em papel. Poderão ser aceitos textos
publicados na internet, desde que o autor concorde em retirá-lo do ar, durante
o processo de seleção.
d) Cada autor poderá enviar
quantos textos quiser, porém, apenas um conto por autor será publicado. No caso
de mais de um conto passar na seleção, o organizador poderá (não
obrigatoriamente) solicitar ao autor que escolha o conto a ser inserido na antologia.
e) Serão aceitos textos em
coautoria, porém contarão apenas como UMA cota de participação.
Do Envio do Material
a) As inscrições começaram dia
20 de janeiro de 2012 e vão até 20 de junho de 2012.
b) A submissão dos textos
deverá ser feita através do formulário de inscrições
(http://editora.estronho.com.br/index.php/envio-de-contos).
Fique atento ao preenchimento
dos campos, principalmente no que se refere à antologia escolhida.
c) Se o autor quiser enviar
mais de um conto, deverá fazê-lo através de submissões separadas, independente
dos contos serem destinados a seleção de um mesmo volume, ou volumes separados.
d) No ato da inscrição o autor
receberá um e-mail de confirmação do recebimento do seu texto. Porém, esta
confirmação não garante a seleção do texto ou sua aceitação de acordo com as
regras.
Da Seleção
a) Os textos serão
selecionados pelo organizador da antologia, que poderá se valer de leitores
beta, por ele escolhidos.
b) Não serão dados pareceres
sobre os textos que não forem selecionados, no que se diz respeito a critérios
de seleção. Apenas observações sobre não cumprimento das regras poderão (não
sendo obrigatório) ser comunicadas aos autores.
c) Não contarão pontos a
favor, nem contra, publicações anteriores ou bagagens literárias de qualquer
natureza, por parte das autoras. O objetivo da antologia é reunir autoras com
textos de qualidade, não importando se iniciantes ou se possuem experiência. O
que será analisado é o texto enviado e não o currículo do participante.
d) Serão selecionados até 12
(doze) textos.
Do Resultado
a) O resultado da seleção será
divulgado até dia 20 de agosto de 2012, através do site da Editora Estronho, do
Twitter e do Facebook. Os autores selecionados receberão e-mails informando-as
da sua aceitação na antologia, após a divulgação na internet.
b) Autores não selecionados
para essa antologia NÃO receberão e-mails sobre a seleção.
c) Caso haja insuficiência de
dados de um autor, para confecção dos contratos de publicação, desistência de
participação ou comprovação de não ineditismo da obra enviada, mesmo depois da
divulgação do resultado, poderá haver troca de nomes na lista de selecionadas.
Dos Valores, Direitos Autorais
e Forma de Publicação
a) Mesmo depois de
selecionado, o autor não pagará nenhuma taxa para participar da antologia.
Também não será exigido do autor que adquira nenhum exemplar da antologia, nem
mesmo por consignação. A compra dos exemplares, por parte dos autores é 100%
opcional, e neste caso serão concedidos descontos especiais a serem divulgados
na ocasião da comercialização.
b) Os direitos autorais serão
pagos na forma de 2 (dois) exemplares da antologia (para cada 800 exemplares
impressos).
c) A publicação se dará com
uma pequena tiragem inicial para o evento de lançamento e distribuição de
exemplares para os participantes. A partir daí, serão feitas impressões sob
demanda, ou seja, à medida que forem feitos os pedidos via internet e/ou
livrarias que estarão comercializando a antologia.
d) Os autores que quiserem
comprar uma quantidade maior de exemplares, para revenderem ou presentearem,
terão descontos maiores e deverão negociar com antecedência diretamente com a
editora.
Da divulgação
a) A editora e o(s)
organizador(es) poderão e deverão utilizar os nomes dos autores convidados e
selecionados, para divulgar a obra, antes e depois de sua publicação.
b) Poderão ser solicitadas
fotos e declarações dos autores (não sendo obrigatório) para que possamos
produzir material de divulgação e/ou matérias e entrevistas em blogs e sites
especializados.
c) Os autores selecionados
poderão ajudar na divulgação, bastando para isso, pegar material apropriado no
site da antologia.
Quaisquer dúvidas a respeito
do regulamento ou de outras questões ligadas a esta antologia, entrem em
contato pelo e-mail antologias@estronho.com.br.
Outros Dados:
Sinopse
A série Acordes Fantásticos é
uma homenagem da Editora Estronho aos clássicos do Heavy Metal. Os volumes são
inspirados nos títulos de algumas das músicas que mais marcaram uma geração
inteira de roqueiros. Os temas de cada volume não serão necessariamente
inspirados nas letras dessas músicas, mas sim em seu título apenas. Cada livro
seguirá uma temática própria. E para começar a série, Paranoid, do Black
Sabbath, acabou casando direitinho com a ideia do autor Felipe Santos (O Preço
da Imortalidade), que nos enviou uma sugestão de antologia justamente quando
estávamos começando a escolher quais músicas seriam utilizadas. O próximo
volume que terá seu regulamento divulgado em breve será "Natividade
Negra". Por enquanto ficamos com "Paranoia".
APRESENTAÇÃO DO VOLUME
PARANOIA
Bem-vindo ao Centro
Psiquiátrico Machado de Lucas. Com seus duzentos e cinquenta anos de
existência, é considerada a detenção mais temida do país, abrigando o pior tipo
de loucos que o Brasil pode oferecer. Eu o convido a guardar sua sanidade numa
caixa com objetos cortantes e inflamáveis e dê ao guarda antes de entrar. Ouça
atentamente às minhas instruções. Retire brincos, anéis, canetas – nada que
possa ser usado como arma pode entrar aqui. Ordem direta da Dra. Alessandra
Guimarães, a diretora-chefe desta instituição macabra. Você está preparado para
entrar por esses túneis emanando um cheiro impregnado de clorofórmio, mofo e
com algo mais doce, difícil distinguir, talvez sangue? Então venha ouvir os
gritos desesperados e ensandecidos dos detentos, as risadas que gelam o coração
de pavor dos inocentes e os choros entristecidos. Veja como a mistura desses
sons forma uma bela e harmoniosa orquestra, lamuriosa e insana ao mesmo tempo.
Todos os detentos apresentam sérios distúrbios mentais e uma ficha criminal de
metros de comprimento. Muitos ficaram famosos por terem seus crimes estampados
nos principais jornais do país. Venha ouvir suas histórias, tente entender suas
mentes doentias e macabras; apenas tome cuidado para não perder a sua própria
sanidade.
Alguns pacientes vão alegar
inocência, dizendo que foram coagidos por forças sobrenaturais. Outros
simplesmente assumem serem os monstros que são. Ouça também os funcionários;
muitos abandonaram o emprego. Os mais supersticiosos irão te contar algumas
histórias macabras que rondam os corredores escuros e mofados da instituição.
Irão falar dos espectros de antigos pacientes e funcionários que ainda vagam
pelos corredores mesmo após décadas das suas mortes. Eu também não acredito
nessas histórias, mas adoro contá-las para os meus amigos. Quer conhecer uma?
Dizem que em 1975, o diretor do instituto, para abafar uma das rebeliões mais sangrentas
da história do país, mandou selar com tijolos e cimentos uma ala com mais de
trinta pacientes e dez reféns. E ninguém sabe até hoje onde fica esta ala.
Melhor então nem contar da ala de psiquiatria infantil que o próprio imperador
D. Pedro II mandou fechar. Um presidente da república mandou queimar papéis que
mostravam que durante a ditadura muitos presos políticos foram encarcerados e
mortos no centro. Dizem até mesmo que um dos generais da ditadura foi enviado
para lá quando a democracia voltou ao país. Mas estamos perdendo tempo aqui.
Por favor, prepare-se para entrar e tente manter sua sanidade intacta. Afinal
você não vai querer ficar aqui por muito tempo...
Proposta de contos
Nesta antologia, o tema
central são contos baseados no Centro Psiquiátrico Machado de Lucas, seus
corredores, sua história, seus funcionários e seus detentos, vivos ou mortos.
Use a sua imaginação para contar histórias dos assassinos seriais com as temáticas
suspense, policial, terror, fantástico e sobrenatural tendo a paranoia como seu
mestre-guia. Entre em suas mentes doentias e conte-nos sua história, pode ser
sangrenta, conspiratória ou apenas psicológica. Você é livre para usar qualquer
elemento direto ou indireto que faça alusão a seres fantásticos (demônios,
possessões, vozes do além, anjos, fadas, vampiros, lobisomens, lendas
nacionais). Não se atenha ao presente, histórias centradas em acontecimentos no
passado também serão bem-vindas. Afinal são 250 anos de existência. Está
preparado? Mesmo? Então embarque nesta nova antologia e boa escrita!
Concurso de Crônicas Laura
Ferreira do Nascimento – Edição 2012
Prazo de inscrição: 28 de junho de 2012.
Tema: Nepotismo
Art. 1º - Promovido pela
Associação de Cultura e Turismo de Maracaí (ACULTIM) e pela Associação de
Defesa e Proteção do Patrimônio Público e dos Direitos do Cidadão de Maracaí/SP
(ADPCIM), o CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO tem por objetivo
estimular a produção literária, incentivar a cultura e promover a
conscientização.
Art. 2º - Poderão participar
do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO textos em língua
portuguesa.
Art. 3º - O texto ficcional
apresentado individualmente deverá ser inédito, seja na forma impressa, seja na
forma eletrônica.
Art. 4º - Não serão aceitas
nem obras póstumas nem assinadas por grupos.
Art. 5º - É vedada a
participação de parentes – filhos, enteados, sobrinhos, primos, cônjuges (civil
ou religiosamente casados ou em União Estável), irmãos, cunhados, pais, mães,
padrastos, madrastas e avós – dos membros da Comissão Organizadora e da Comissão
Julgadora do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO.
Art. 6º - Cada concorrente
poderá participar com APENAS UMA CRÔNICA, sendo vedada a co-autoria.
Art. 7º - O concorrente
escreverá sua crônica sobre o tema NEPOTISMO.
Art. 8º - As crônicas não
poderão exceder 1 (uma) página. Os autores devem utilizar fonte Arial, tamanho
12, espaçamento 1,5 entre as linhas e todas as margens medindo 2,5 cm (dois
centímetros e meio).
Parágrafo primeiro – O
desrespeito às regras estabelecidas neste regulamento implica na
desclassificação do concorrente.
Parágrafo segundo – Os
interessados podem solicitar à Comissão Organizadora o modelo de crônica na
formatação indicada devendo, para tal finalidade, requerer o documento em Word
pelo endereço eletrônico concursosdecronicas@yahoo.com.br
Art. 9º - As inscrições
estarão abertas de 1 (um) de fevereiro a 28 (vinte e oito) de junho de 2012.
Parágrafo único – As
correspondências postadas antes ou depois do prazo de início e término do
Concurso de Crônicas serão recusadas servindo, para averiguação de datas, o
carimbo da postagem dos Correios.
Art. 10 – Os trabalhos devem
ser enviados pelos Correios em carta simples, registrada ou via Sedex para:
CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO - Caixa Postal 457 –
Maracaí/SP. CEP: 19840-000.
Parágrafo Primeiro – Os textos
postados até 28 de junho de 2012, para tanto valendo o carimbo dos Correios,
serão aceitos se chegarem impreterivelmente até 6 de julho de 2012. Os textos
que chegarem após 6 de julho de 2012 serão automaticamente desconsiderados e
imediatamente descartados.
Parágrafo Segundo – As
entidades promotoras do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO não
se responsabilizam pelas correspondências que não chegarem ao destino.
Art. 11 – Os textos, em 5
(cinco) vias, deverão conter o título (centralizado). O pseudônimo do
concorrente deverá estar alinhado abaixo, à direita, logo após o título.
Art. 12 – Junto com esse
material deve ser encaminhado um envelope menor, lacrado, identificado
externamente apenas com o título do trabalho e o pseudônimo do concorrente. O
envelope menor deverá conter o título e o pseudônimo do trabalho, o nome do
autor, endereço completo, telefones, endereços eletrônicos (e-mails), números
do RG e do CPF e curriculum de, no máximo, 1000 (mil) caracteres.
Parágrafo Primeiro – Os
candidatos maiores de 18 (dezoito) anos devem enviar fotocópias do CPF e do RG,
número de conta corrente ou conta poupança em banco de abrangência nacional
para que, eventualmente classificados, recebam o prêmio em dinheiro.
Parágrafo Segundo – Os
candidatos menores de 18 (dezoito) anos devem enviar fotocópia do RG e, na
ausência deste, da certidão de nascimento. Se classificados, deverão enviar
fotocópias do RG e do CPF do responsável, acompanhadas de autorização de
recebimento dos valores e dos dados bancários (número de agência e de conta
corrente ou conta poupança em banco de abrangência nacional).
Art. 13 – O julgamento será
feito por uma Comissão composta de intelectuais de comprovado conhecimento
literário.
Parágrafo Único – Os nomes e
as biografias dos membros da Comissão Julgadora estarão disponíveis em inícios
de setembro.
Art. 14 – A avaliação dos
textos será realizada considerando a originalidade, a criatividade, a qualidade
técnica e o respeito às especificações do art. 7º, art.8º e art. 11.
Art. 15 – As decisões da
Comissão Organizadora e da Comissão Julgadora são irrecorríveis.
Art. 16 – Serão selecionados 5
(cinco) textos.
Art. 17 – Os resultados serão
divulgados em 22 de setembro de 2012, no mural da Associação de Cultura e
Turismo de Maracaí (ACULTIM) e da Associação de Defesa e Proteção do Patrimônio
Público e dos Direitos do Cidadão de Maracaí (ADPCIM); na página da internet do
CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO –
www.concursosdecronicas.blogspot.com e nos programas da UMAC – União
Maracaiense de Associações Comunitárias – na rádio comunitária de Maracaí (SP).
Parágrafo Único – A Comissão
Organizadora enviará aos meios de comunicação os resultados do CONCURSO DE
CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO não se responsabilizando, no entanto,
pelo compromisso de divulgação nos mencionados meios de comunicação.
Art. 18 – Cinco concorrentes
serão classificados e premiados da seguinte forma:
PRIMEIRO LUGAR
R$ 1.000,00 (mil reais)
Certificado
Livros
SEGUNDO LUGAR
R$ 300,00 (trezentos reais)
Certificado
Livros
TERCEIRO LUGAR
R$ 100,00 (cem reais)
Certificado
Livros
QUARTO LUGAR
Certificado
Livros
QUINTO LUGAR
Certificado
Livros
Art. 19 – Após o término do
concurso, os textos recebidos não serão devolvidos.
Art. 20 – A participação no
CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO implica a aceitação total e
irrestrita de todos os itens deste regulamento.
Art. 21 – Os casos omissos
neste regulamento serão, de maneira irrecorrível, resolvidos pela Comissão
Organizadora.
IMPORTANTE: O CONCURSO DE
CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO NÃO RECEBE NENHUM RECURSO PÚBLICO! NÃO
TEM LIGAÇÕES NEM ACEITA NENHUMA ESPÉCIE DE BENEFÍCIOS OU APOIOS NEM DA
PREFEITURA DE MARACAÍ (SP) NEM DA CÂMARA DE VEREADORES DE MARACAÍ (SP).
COMISSÃO ORGANIZADORA
Adriana Jesuíno Francisco
Ana Carla Oliveira Regis da Silva
Roberto Agapito
Vicentônio Regis do Nascimento Silva – Presidente
COMISSÃO JULGADORA
Os nomes dos membros da
Comissão Julgadora serão divulgados em inícios de setembro de 2012.
PATROCÍNIO
www.activesystemwd.com.br
(18) 9613-1823
LAN HOUSE CONEXÃO
NANDEX INFORMÁTICA
Avenida Siqueira Campos – Paraguaçu
Paulista/SP.
(18) 3361-5830
APOIO
OESTE NOTÍCIAS
Jornal Oeste Notícias –
Presidente Prudente (SP)
www.oestenoticias.com.br
UMAC
União Maracaiense de
Associações Comunitárias
www.umac.org.br
REALIZAÇÃO
ACULTIM -Associação de Cultura
e Turismo de Maracaí
ADPCIM - Associação de Defesa
e Proteção do Patrimônio Público e dos Direitos do Cidadão de Maracaí/SP
www.associacaodedefesadopatrimoniopublico.blogspot.com
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