segunda-feira, 9 de junho de 2014

[Resenha] Do desejo, de Hilda Hilst


Do desejo é um livro de poemas sincero, direto e intenso. Fruto de uma compilação reúne sete livros integrais da autora Hilda Hist (Do desejo, Da noite, Amavisse, Via espessa, Via vazia, Alcoólicas e Sobre a tua grande face), a obra é um deleite para os amantes da boa poesia.

Embora a obra não seja organizada em ordem cronológica, a edição dos sete livros – projetada pela própria autora – tem uma coerência lógica e sentimental profundamente fantástica, instigando no leitor as diversas formas de se desejar o ser amado.

Se na primeira parte do livro, homônima a obra, há um desejo profundamente carnal (visto em versos como o do primeiro poema, que diz: “Hoje, de carne e osso, laborioso, lascivo / Tomas-me o corpo. E que descanso me dás / Depois das lidas”), ao passar da leitura nota-se um desejo etéreo, platônico, destes que se afoga na bebida (como lemos em nos versos de Alcoólicas: “Vai se fazendo tempo de conquista. Langor e sofrimento / Vão se fazendo olvido. Depois deitas, a morte / É um rei que nos visita e nos cobre de mirra. / Sussurras: ah, a vida é líquida.”).

É notável os jogos de palavras, as estruturas e a musicalidade presentes nos poemas. A composição de cada estrofe aproxima o leitor e a obra, fazendo com que todos nós sintamos o cerne do sentimento ali descrito. É justamente esta proximidade que nos faz devorar cada página e querer conhecer cada vez mais a obra da autora.

Livro: Do desejo
Autor: Hilda Hilst
Páginas: 128
Editora: Globo - Biblioteca Azul
Sinopse: Lançado originalmente em 1992, Do desejo é uma reunião (não uma antologia, como se tem divulgado) de sete livros de Hilda Hilst, produzidos num intervalo de seis anos. Dois deles eram então inéditos: Do desejo (homônio do título do conjunto) e Da Noite. Concebida pela própria autora, a reunião desses livros oferece, na sua disposição não-cronológica, possibilidades originais de leitura que o tornam um livro único, bem diferente da soma de leituras de cada livro particular incorporado nele. Se fosse possível reduzir sua poesia de questões a uma única, Do desejo postula o dilema de sustentar o gozo de um amante particular e viciário em versos que buscam a eternidade e o absoluto.
Livro no skoob.



Sobre a Autora:
Fernanda RodriguesFernanda Rodrigues é bacharela em Letras (Português e Inglês) e licenciada no curso de Formação de Professores da USJT. Além de ser professora de Língua Inglesa, é louca por assuntos que envolvam a Literatura, as demais artes e o processo de ensino e aprendizagem. Escreve no Algumas Observações, e no Teoria, Prática e Aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...